quinta-feira, 31 de maio de 2007

O que é VOIP

Cada vez mais, as evoluções tecnológicas em telecomunicações nos proporcionam serviços e facilidades que antes mal poderiam ser imaginadas.
Aparecendo cada vez mais em nosso mercado, esta uma nova tecnologia das redes IP (principalmente a Internet), que é conhecida como VoIP – Voice over Internet Protocol, traduzindo, Voz sobre Protocolo de Internet. Vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia.
A Agência Nacional de Telecomunicação - ANATEL tem como definição contida em seu glossário que o VoIP (Voz via IP) é a tecnologia que possibilita o uso de redes IPs como meio de transmissão de voz. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de voz, analógicos, em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela internet.
Com uma relativa largura de banda, (128Kbps já garante uma boa qualidade de voz, sendo de 256Kbps em diante melhor) é possível usar a capacidade de transporte do protocolo IP para transmitir voz.
E o que você ganha com isso? O principal ganho da tecnologia VoIP esta na grandiosa economia proporcionada, pois diferente da tarifação telefônica, que é baseada em distâncias geográficas e horário de utilização, o VoIP se baseia simplesmente na troca de pacotes via Internet.
Outra enorme vantagem é uma herança da rede IP, que é a característica conhecida por comutação de pacotes. Essa característica permite que os pacotes procurem automaticamente o melhor caminho disponível para que a comunicação seja estabelecida, aproveitando de maneira muito mais inteligente os recursos disponíveis e com a opção de ter contingência.
Um pequeno detalhe que eu chamo por sua atenção, é para não confundir VoIP com Telefonia IP. O conceito de VoIP define apenas a transmissão de voz, enquanto a telefonia IP abrange voz, vídeo, fax e outros serviços de telecomunicações.

Mas aonde entra a tão falada economia?
Essa economia que chega a superar a casa dos 70%, reside no fato de se poder realizar chamadas a longa distância com o custo do pulso local de sua conexão à internet, ou o custo de sua banda larga mais o valor cobrado pela operadora de VoIP e mais nada!
Fora o fato de que por ser um serviço da INTERNET e não do monopólio de alguma operadora de telecomunicações ou governo, haverá concorrência, e das grandes! Logo, com concorrência, quem sai ganhando é o usuário final!

E como funciona o VoIP?
Basicamente existem 3 maneiras de se comunicar usando o serviço VoIP.

  1. Via telefone comum, com a utilização de um ATA (adaptador de telefone analógico).
    Telefone comum -> ATA -> Modem Banda Larga -> Internet à Provedor VoIP
  2. Usando um IP-Phone, que é um dispositivo, normalmente ligado a uma porta USB, que com suporte do software do fabricante, você terá literalmente um telefone funcionando em seu computador.
    IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Provedor VoIP
  3. Conexão direta via IP-Phone, que dispensa o uso de um provedor VoIP, visto que a conexão será equivalente a um ponto-a-ponto.
    IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Modem banda Larga -> IP-Phone

Nos dois primeiros exemplos, depois que a conexão é estabelecida com o provedor VoIP, sua ligação poderá ser roteada para qualquer aparelho telefônico, convencional, celular ou outro serviço VoIP também.

Dica retirada do site Boa Dica

Um comentário:

Fer disse...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: http://www.safesoft.com.br/pabx/