domingo, 10 de junho de 2007

Aprenda a limpar o teclado

Você pode não ter reparado, mas talvez um ecossistema alienígeno esteja em desenvolvimento no teclado do seu computador. Além da sujeira visível, grande quantidade de poeira acumula-se debaixo das teclas. Às vezes, a mistura de bebida derramada e migalhas pode até impedir o funcionamento do periférico.

Manter o teclado limpo é fácil e a rotina de asseio deve ser adotada regularmente. Antes de começar o trabalho, verifique se seu teclado é mecânico ou com membrana. Alguns teclados ainda usam aparato mecânico sob as teclas, o que gera um clique diferente quando são pressionadas. A maioria dos teclado atuais, no entanto, utiliza teclas que se conectam a uma membrana plástica.
Dividimos as dicas em duas seções. Na primeira parte estão as instruções para uma limpeza básica. As dicas para tratar os teclados emperrados ou imundos estão na segunda parte. Se você precisar de um periférico novo, eles custam a partir de 30 reais.
Remova a sujeira - Desligue o computador e desconecte o teclado. Coloque uma folha de jornal velho sobre uma mesa, vire o periférico de cabeça para baixo e, segurando-o a uma curta distância do papel, sacuda-o para soltar os resíduos.
Sopre a sujeira - É melhor fazer esse trabalho fora do escritório. Use uma lata de ar comprimido para soltar e remover a sujeira, direcionando o fluxo de ar para o espaço entre as teclas. Depois, inverta e sacuda o teclado novamente.
Limpe as superfícies do teclado - Para remover a oleosidade de dedos e outras sujeiras da superfície das teclas, prepare uma solução diluída com detergente líquido comum. Não use soluções adstringentes de limpeza. Utilize um pano úmido (não molhado) e sem fiapos para limpar suavemente a superfície das teclas. Se elas não estiverem muito sujas, água morna bastará. Depois, enxugue as teclas com um pano seco.
Retire a sujeira restante com aspirador de pó - Para remover sujeira solta que não foi retirada nas etapas anteriores, use a escova para poeira de um aspirador de pó comum.

Tratamento Intensivo
Não perca de vista as teclas - Se medidas extremas forem necessárias, retire as teclas para ter acesso ao interior do teclado. Antes de começar essa tarefa, porém, use uma copiadora ou câmera digital para registrar o layout do teclado montado para poder remontá-lo corretamente.
Remova o revestimento das teclas - Com uma pequena chave de fenda, retire cada tecla cuidadosamente. Elas devem se soltar com facilidade. Não remova a barra de espaço nem teclas grandes, como Shift, Enter e Tab. Pode ser difícil recolocá-las.
Persiga a sujeira persistente - Afrouxe e remova partículas residuais com ar comprimido. Use um pano umedecido com a solução do Passo 3 para remover sujeira e manchas. Para manchas teimosas, use bolas de algodão umedecidas em álcool isopropílico 90 por cento. Depois, use o ar comprimido novamente.
Remonte o teclado - Recoloque cada revestimento de tecla cuidadosamente. Certifique-se de que cada uma esteja funcionando livremente à medida que você prossegue. Conecte o teclado ao computador e teste todas as teclas.

Tenha à mão
Limpeza básica
Você vai precisar de ar comprimido enlatado, disponível em lojas de informática e produtos para fotografia, pano sem fiapo ou lenços fotográficos, detergente comum diluído, aspirador de pó com escova suave
Tratamento intensivo
Para a limpeza mais profunda, você vai precisar de todos os itens listados acima, mais uma pequena chave de fenda para remover as teclas, mechas de algodão e álcool isopropílico 90 por cento, disponível em qualquer farmácia. Observação: não use álcool etílico.

Nenhum comentário: