domingo, 10 de junho de 2007

Banda larga para todos

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou esta semana investimentos de 1,4 bilhão de reais nos próximos cinco anos para levar internet banda larga para todo o Brasil, incluindo as 180 mil escolas públicas do País. A proposta será apresentada ao Presidente Luiz Inácio Lula das Silva na próxima semana.
O governo vai investir 880 milhões de reais com recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) e do Orçamento da União. As operadoras, por sua vez, vão entrar com 520 milhões de reais, que seriam investidos nos postos de serviços de telefonia (PSTs).
Pelo contrato de concessão com o governo, as operados teriam que montar os PSTs a partir do meio deste ano, mas estes postos são considerados ultrapassados, caros e ineficientes. O governo vai desobrigar as empresas de telefonia, mas em contrapartida elas ficarão responsáveis pela conexão à internet. O Ministério das Comunicações calcula que, em cinco anos, o projeto alcance 100% das escolas de ensino público.
“Com a banda larga nas escolas, nós também vamos integrar outros serviços públicos, como postos de saúde, associações comunitárias e delegacias de polícia”, disse o ministro Hélio Costa.
Cerca de 70% das escolas do Brasil tem condições de serem contempladas com o projeto no primeiro ano. Em três anos, será possível atingir 90% dos estudantes das escolas públicas. O quarto ano será o mais caro, porque há locais que não têm sequer energia elétrica.
“Nestes lugares não tem infra-estrutura nenhuma; interiorzão como o Vale do Jequitinhonha, sertão do Nordeste. Faremos tudo o que precisar para poder cobrir todos os municípios” – afirmou o ministro.

Fonte: B2B Magazine

Nenhum comentário: