quinta-feira, 28 de junho de 2007

Supercomputador supera muralha de laptops

A IBM fez o anúncio mundial nesta terça-feira (26) do projeto da segunda geração de supercomputadores mais rápidos do mundo, o Blue Gene/P. Além da velocidade de processamentos –- ultrapassando a barreira de um quatrilhão de operações por segundo -- ele também é o equipamento do tipo que mais economiza energia, além de ocupar pouco espaço, considerando-se seu potencial.
O Blue Gene/P quase triplica o desempenho da geração anterior, o Blue Gene/L, hoje o mais rápido do mundo. Ele é 100 mil vezes mais poderoso do que um PC residencial, e sua capacidade supera a de uma fila de 2400 metros de laptops.
Com isso, a máquina permitirá maiores avanços na pesquisa e na ciência -– será possível, por exemplo, fazer simulações de testes clínicos com 27 milhões de pacientes em apenas uma tarde, e sem utilizar toda a capacidade da máquina.
A linha de supercomputadores Blue Gene foi desenvolvida para ocupar menos espaço e serem mais econômicos do que similares –- seus computadores gastam sete vezes menos energia –- superando dois requisitos limitadores hoje em dia. Para isso, ela utiliza muitos chips pequenos, com baixo consumo de energia. Todos esses chips são conectados por cinco redes especializadas dentro do próprio sistema.
O Blue Gene/P contará com quatro processadores por chip, com capacidade cada de 850 MHz. Seu sistema operacional é baseado no software livre Linux, e ele será compatível com diversos aplicativos utilizados na geração anterior, incluindo os relacionados a pesquisas nas áreas de física, química, biologia, aeroespacial, astrofísica, genética, ciência de materiais, cosmologia e sismologia. O projeto já está em andamento, mas não há previsão de lançamento da supermáquina.

Nenhum comentário: