terça-feira, 12 de junho de 2007

Grupo indiano defende bloqueio do Orkut

Um grupo hindu de direita pediu para estabelecimentos indianos que oferecem acesso à internet bloquearem parcialmente o acesso ao site de comunidades Orkut. Esse mesmo grupo trabalha no desenvolvimento de um software para monitorar a popular rede social do Google.
A unidade estudantil do partido Shiv Sena disse que muitos indianos usam o Orkut para falar mal de facções religiosas ou para perturbar a harmonia pública, além de disseminar informações falsas sobre a Índia. O grupo é parte do crescente número de vigilantes culturais que se opõem ao que chamam de ampliação da presença ocidental no país.
"O Orkut está sendo usado para disseminar boatos sobre a Índia, os hindus, os nossos deuses e a nossa herança cultural", disse Abhijit Phanse, presidente do grupo estudantil Bharatiya Vidyarthi Sena. "Estamos gentilmente dizendo aos donos de cibercafés que é responsabilidade deles dificultar essas campanhas de ódio. Ou teremos de fazer esse trabalho por eles."
Cerca de 16% dos usuários do Orkut dizem ser da Índia. Isso coloca o país em terceiro lugar no ranking de nações do site: na primeira posição está o Brasil (55%), seguido pelos Estados Unidos (19%).

Ataque
Donos de cibercafé disseram ter recebido uma carta do grupo afirmando que, se não bloquearem parcialmente o acesso ao Orkut para impedir a propagação de mensagens de ódio, seus negócios serão atacados. "O que nós podemos fazer? Cabe aos provedores de acesso à internet o bloqueio a sites", disse o proprietário de um cibercafé que pediu para não ser identificado.
Phanse disse que seu grupo está desenvolvendo um software que vai permitir aos provedores de internet o bloqueio de qualquer mensagem contendo certas palavras ou frases como "eu odeio" ou "eu desprezo". "O software deve estar pronto dentro de dois a três meses", disse Phanse.
Fonte: G1

Nenhum comentário: